Consultoria Lean System

A implementação do Lean System é um processo de mudança conduzido em “estágios”. Desta forma, a fim de facilitar o esforço de implementação, a Lean Way Consulting utiliza-se de um Road Map de 6 passos, a partir do qual os diversos componentes do Lean System são introduzidos.
A implementação destes componentes lean é realizada pelo Time de Projeto, orientado pelos Consultores Lean Way, que servem-se do conjunto de Workshops desenvolvidos para capacitar os multiplicadores e envolvidos com o processo de implementação.

Implementation Road Map - LEAN SYSTEM





Dinâmica Típica do Processo de Implementação



1- Aprofundamento da “Avaliação de Potencialidades” de forma a definir objetivos, aferir metas e definir a estratégia de implementação através da construção do A3.

2- Capacitação: Os treinamentos são programados na ocasião da construção do A3 e realizados ao longo da duração do Projeto, visando preparar os envolvidos para a efetiva implementação das ferramentas/mecanismos Lean

3- Implementação: A implementação dá-se, tipicamente, a partir de duas formas, que em nossa abordagem combinam-se:
- Evento Kaizen: Os Eventos Kaizen são realizados a partir do desdobramento do plano de implementação (A3), reunindo uma equipe multidisciplinar numa força-tarefa que viabiliza a implementação de atividades de melhoria de forma mais rápida e efetiva.
- Atuação dos Membros do Time com Apoio do Consultor Lean Way: Tipicamente o Consultor tem um calendário de visitas à planta, nas quais se dedica a orientar/apoiar diversas atividades do Plano de Implementação a cargo de diferentes integrantes do Time.

4- Follow-up: Nas “Reuniões de Follow-up Geral” avalia-se a evolução do projeto, a eficácia e o ritmo de implementação das atividades, assim como as dificuldades enfrentadas e os resultados alcançados a partir dos indicadores definidos para monitoramento do projeto


Estrutura Interna para Implementação e Envolvimento do Cliente

Patrocinador: Envolvimento do “Principal Executivo” da Operação/Planta no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo Time de Implementação.

Time de Implementação: Formação de um Time responsável pela construção do Planejamento do Projeto (A3) e sua implementação, com autonomia para conduzir o processo e implementar as mudanças requeridas (atividades de kaizen). Este Time é formado por representantes das áreas envolvidas no Piloto e áreas/funções de apoio. O Time de implementação é formado por 10 a 15 pessoas, depedendo do escopo do projeto.

Coordenador do Time de Implementação: Designação de um funcionário com formação que permita absorção dos conceitos e ferramentas Lean, conhecimento e experiência na operação, credibilidade e “trânsito” junto às áreas e funções envolvidas no Piloto.

Atividades de Suporte prestadas pelos Consultores Lean Way

- Orientação quanto à estratégia de implementação
- Treinamento do time de projeto/Formação de massa crítica
- Revisão de indicadores estratégicos
- Orientação na construção do plano de implementação (A3)
- Apoio na implementação de atividades de melhoria
- Definição de papéis e responsabilidades
- Monitoramento da evolução da implementação e resultados